Congresso

Grade atualizada no dia 26/04

Alex Borro, Engenheiro de Software da 3M do Brasil (convidado GTMax)

Manufatura aditiva aplicada à produção – Estudo de caso

Como a manufatura aditiva viabilizou a produção e comercialização de um produto 3M.


Arthur Schuler da Igreja, CEO da Disrupt Treinamentos (convidado 3D Cloner)

3D Printing: oportunidades exponenciais

Palestra com foco em tecnologias emergentes para 3D Printing, principais mercados potenciais, projeção dos impactos em diferentes indústrias, tendências do mercado e cases.


Bruno Borralho Gobbato, Diretor Científico da IOT Jaraguá

Impressão 3D na medicina e ortopedia - Usos práticos

Artigos e usos da impressão 3D na Medicina são diariamente publicados em sites especializados, mas seu real uso parece estar longe da nossa realidade. Apresentaremos casos e exemplos reais da vida diária de 3 anos do autor com uso da impressão 3D na medicina e ortopedia. Aviso: a apresentação conterá imagens médicas.


Carlos Eduardo Podestá, Representante Exclusivo da Tekna Plasma Systems

Produzindo esferas metálicas para Manufatura Aditiva (MA) por plasma de Rádio Frequência (RF)

Recondicionamento de pós metálicos com o objetivo de reestabelecer propriedades Importantes para o processo de Manufatura Aditiva.


Clayton Neri de Oliveira, Diretor Executivo da Colen Industrial

Impressão 3D no contexto da Quarta Revolução Industrial - Novos paradigmas

Apresentação da tecnologia de impressão 3D no contexto das novas necessidades de mercado e manufatura, criando novos paradigmas de produção e serviços. Histórico das revoluções industriais e a quarta revolução industrial, impressão 3D no contexto da quarta revolução industrial, setores, mercados e aplicações, materiais e utilização.


Cristiane Brasil Lima Ulbrich​, ​​Especialista da UP3D/CTI/3M​
Marcelo Fernandes de Oliveira, ​​Especialista da UP3D/CTI/3M​

​​​A impressão 3D como megatendência – Perspectivas e estudos de casos

As megatendências são forças transformadoras e globais que definem o mundo futuro com seu impacto de longo alcance nos negócios, sociedades, economias, culturas e na vida das pessoas. Entre as tecnologias que farão parte do nosso futuro estão o uso de robôs domésticos, a influência dos megadados e a impressão 3D. Entre as principais aplicações desta tecnologia estão as áreas de consumo, automotivo, industrial, arquitetura, aeroespacial, defesa, medicina e dental. Conheça essa trajetória de influência e impacto através de estudos de caso apresentados pelos autores.


Daniel Huamani, CTO da 3D Criar

​​​A indústria e a impressão 3D desktop

Impossível não perceber que os avanços tecnológicos dos últimos 5 anos fizeram a impressão 3D encontrar caminhos e consumidores nunca antes atingidos. Porém, avanços significativos em tecnologias avançadas como Estereolitografia e Sinterização Seletiva a Laser, e a propagação de materiais avançados em filamentos plásticos, está fazendo com que a indústria perceba um potencial incrível em equipamentos desktop para aplicações que antes só eram atingíveis com equipamentos de ponta. Nesta palestra, descubra como as tecnologias avançadas chegaram ao desktop e como a indústria toma proveito deste tipo de avanço.


​​Fernando Tachikawa, Diretor da Renishaw Latino Americana

Manufatura aditiva – Visão geral e estudos de caso

Apresentamos uma visão geral da manufatura aditiva de metais e alguns estudos de caso demonstrando os benefícios desta tecnologia, comparados aos métodos tradicionais de manufatura.


Guilherme de Carvalho Castellini, Designer Chefe​ ​da 3D Procer
Paulo Kazuo Inoue, Engenheiro Chefe ​​da 3D Procer

Design e engenharia: como a impressão 3D viabiliza novos horizontes

A palestra aborda a união das áreas de design e engenharia e a importância da tecnologia da prototipagem 3D no uso profissional, para viabilizar novas possibilidades de projetos e desenvolvimentos inovadores.


Jefferson de Oliveira Gomes, Diretor Regional do Senai-SC e Professor do ITA

O significado da ​indústria 4.0 e suas implicações na sociedade


Jesse Silva, Diretor da Fastparts Prototipos

Manufatura convencional ou aditiva: qual a melhor opção?

Os recursos disponíveis com tecnologias de produção convencional para a Industria da manufatura aditiva o que faz dela ser um grande diferencial. Como migrar para a manufatura aditiva e quando ainda permanecer na produção convencional.


Marcelo Del Guerra, Diretor Geral da Smart Dent - MMTech

Soluções de impressão 3D para o segmento odontológico

A Smart Dent começou a fazer uso de impressoras 3D em 2014 para o mercado odontológico e, com o avanço das tecnologias e materias de impressão, hoje oferece soluções em materiais calcináveis, resinas para modelos, guias cirúrgicos, impressão de provisórios estéticos e ainda investindo na criação de novos materiais para o futuro desta tecnologia na área odontológica.

Na palestra será apresentado um pouco mais sobre as impressoras 3D de altíssima precisão Smart Dent – MiiCraft e seus materiais para uso odonto-hospitalar.


Octávio Camargo Schichi, Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Höganäs

Höganäs na manufatura aditiva: do pó metálico a uma tecnologia exclusiva de impressão 3D

A Höganäs Digital Metal® oferece a possibilidade de produzir com alta precisão pequenos componentes metálicos. O know-how da Höganäs em pós metálicos, aglutinantes e sinterização aplicado a um processo similar à impressão com jato de tinta permite à Höganäs tornar-se um player estratégico em impressão 3D.


Paulo Augusto de Toledo Pacheco, Diretor da Tecno-How

Manufatura aditiva em metal e ​indústria 4.0

O processo de fusão seletiva a laser de diferentes tipos de metais vem ganhando cada vez mais espaço nos setores aeroespacial, médico, dental, automotivo e na fabricação de moldes. Apresentaremos um panorama geral das aplicações com exemplos de peças produzidas em série e como a impressão 3D está inserida no contexto da Indústria 4.0.


Rafael Vidal Peres, Colaborador da Makertech Labs e Fundador da Aditiv

Impressão 3D e planejamento digital para procedimentos craniofaciais: o futuro é agora

Nas últimas décadas, a tomografia computadorizada (TC), o design assistido por computador e a impressão 3D revolucionaram o planejamento e execução de procedimentos médico-odontológicos. Hoje, a personalização ultra rápida de dispositivos e a liberdade para criação de formas são realidades no dia-a-dia clínico ou cirúrgico. A palestra abordará como essas tecnologias digitais podem ser ferramentas úteis que tornam os procedimentos mais rápidos e precisos. Além disso, apresentará vários casos clínicos realizados de acordo com o protocolo do grupo que inclui o uso de tomografia computadorizada, scanners 3D, modelagem 3D, impressão 3D e biomateriais. A palestra irá discutir todo o processo desde o primeiro contato com o cliente e a modelagem 3D até o uso de dispositivo impresso 3D na clínica ou centro cirúrgico.


Roberto Camanho, Supervisor do Laboratório de Produtividade da ESPM

Revolução Industrial e o darwinismo digital

Estamos vivendo o momento em que a tecnologia e a sociedade estão evoluindo mais rápido do que as empresas podem naturalmente se adaptar. A evolução e ascensão da impressão 3D e da Manufatura Aditiva, são agentes importantes da construção de uma nova era industrial. Por isso, é necessário preparar o terreno para uma nova era de liderança, uma nova geração de modelos de negócios, típicas da Revolução Industrial 4.0, trazendo consigo o mantra “adaptar ou morrer”. Assim, vivenciamos o darwinismo digital. Essa palestra apresentará uma reflexão prática e orientativa de como as lideranças deverão conduzir as mudanças necessárias para explorar as oportunidades da impressão 3D e da Manufatura Aditiva.


Rodrigo Krug, CEO da Cliever

Impressão 3D, do passado ao futuro

Pretendo falar sobre a evolução da tecnologia de impressão 3D nos últimos 5 anos, em um cenário local e internacional.

Também abordar as tendências de aplicações futuras e novas tecnologias.


Vagner Rogério dos Santos, Consultor da Wietech e Pesquisador da Unifesp

Bioimpressão de elementos óticos oftalmológicos e mesa bio-óptica

Serão apresentados dados para bioimpressão de estrutura óptica oftalmológica e testes de qualidade de elementos ópticos oftalmológicos impressoras em impressora 3D.


Wilson do Amaral Neto, Engenhei​​ro de Aplicações da SKA Automação

A manufatura aditiva inserida na ​indústria 4.0

Uma tecnologia originalmente destinada à prova de conceito dentro da engenharia de produto, hoje a Manufatura Aditiva pode ser encontrada por todos os setores de uma empresa – em um modelo conceitual, um dispositivo de fábrica ou mesmo uma peça ou produto final para o consumidor. Para ser competitiva, a Manufatura Aditiva acompanha as exigências do mercado, mais recentemente, a Indústria 4.0. Assim, equipamentos se comunicam via rede (na nuvem), com aparelhos móveis, como celulares e tablets, além de se tornarem cada vez mais amigáveis aos antigos e novos usuários eliminando diversos passos para a obtenção de peças construídas por impressão 3D.