Congresso

Grade atualizada no dia 23/03

Arthur Schuler da Igreja

CEO da 3D Cloner

Palestra com foco em tecnologias emergentes para 3D Printing, principais mercados potenciais, projeção dos impactos em diferentes indústrias, tendências do mercado e cases.


Bruno Borralho Gobbato

Diretor Científico da IOT Jaraguá

Artigos e usos da impressão 3D na Medicina são diariamente publicados em sites especializados, mas seu real uso parece estar longe da nossa realidade. Apresentaremos casos e exemplos reais da vida diária de 3 anos do autor com uso da impressão 3D na medicina e ortopedia. Aviso: a apresentação conterá imagens médicas.


Jefferson de Oliveira Gomes

Diretor Regional do SENAI-SC e Professor do ITA


Rafael Vidal Peres

Colaborador da Makertech Labs

Nas últimas décadas, a tomografia computadorizada (TC), o design assistido por computador e a impressão 3D revolucionaram o planejamento e execução de procedimentos médico-odontológicos. Hoje, a personalização ultra rápida de dispositivos e a liberdade para criação de formas são realidades no dia-a-dia clínico ou cirúrgico. A palestra abordará como essas tecnologias digitais podem ser ferramentas úteis que tornam os procedimentos mais rápidos e precisos. Além disso, apresentará vários casos clínicos realizados de acordo com o protocolo do grupo que inclui o uso de tomografia computadorizada, scanners 3D, modelagem 3D, impressão 3D e biomateriais. A palestra irá discutir todo o processo desde o primeiro contato com o cliente e a modelagem 3D até o uso de dispositivo impresso 3D na clínica ou centro cirúrgico.


Roberto Camanho

Supervisor do Laboratório de Produtividade da ESPM

Estamos vivendo o momento em que a tecnologia e a sociedade estão evoluindo mais rápido do que as empresas podem naturalmente se adaptar. A evolução e ascensão da impressão 3D e da Manufatura Aditiva, são agentes importantes da construção de uma nova era industrial. Por isso, é necessário preparar o terreno para uma nova era de liderança, uma nova geração de modelos de negócios, típicas da Revolução Industrial 4.0, trazendo consigo o mantra “adaptar ou morrer”. Assim, vivenciamos o darwinismo digital. Essa palestra apresentará uma reflexão prática e orientativa de como as lideranças deverão conduzir as mudanças necessárias para explorar as oportunidades da impressão 3D e da Manufatura Aditiva.


Vagner Rogério dos Santos

Consultor da Wietech e Pesquisador da UNIFESP

Serão apresentados dados para bioimpressão de estrutura óptica oftalmológica e testes de qualidade de elementos ópticos oftalmológicos impressoras em impressora 3D.


Wilson do Amaral Neto

Engenheiro de Aplicações da SKA

Uma tecnologia originalmente destinada à prova de conceito dentro da engenharia de produto, hoje a Manufatura Aditiva pode ser encontrada por todos os setores de uma empresa – em um modelo conceitual, um dispositivo de fábrica ou mesmo uma peça ou produto final para o consumidor. Para ser competitiva, a Manufatura Aditiva acompanha as exigências do mercado, mais recentemente, a Indústria 4.0. Assim, equipamentos se comunicam via rede (na nuvem), com aparelhos móveis, como celulares e tablets, além de se tornarem cada vez mais amigáveis aos antigos e novos usuários eliminando diversos passos para a obtenção de peças construídas por impressão 3D.