Programação

 

10 de Junho

Grade atualizada no dia 16/05

Auditório 1

Indústria


12h00 – 13h00

Credenciamento


13h00 - 13h50

PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

A educação na Indústria 4.0 e dentro da sala de aula

Keynote Speaker: Felipe Rosales, MakerBot (convidado Alcateia)

Visão geral das mudanças da indústria e da sociedade, indústria 4.0, IOT, novas carreiras e como elas impactam a educação de hoje e do futuro. Metodologias de ensino, recursos e cases.


13h50 - 14h05

Intervalo


14h05 - 14h55

Materiais avançados para impressão 3D desktop

Daniel Huamani, 3DC Med

O mundo de materiais avançados não pertence mais somente à equipamentos industriais. Hoje, máquinas com portes menores e maior capacidade de deploy são capazes de trabalhar com polímeros de alta qualidade e excelentes propriedades mecânicas, resinas com cargas de materiais exóticos e pós poliméricos avançados. Nesta palestra, conheça um pouco mais das propriedades e aplicações destes materiais avançados e como tirar benefício deles hoje.


14h55 - 15h45

Um olhar sobre a fabricação aditiva em metais: benefícios, desafios e como supera-los

Paula Alvarenga Magalhães, Materialise

A fabricação aditiva (FA) oferece um imenso potencial em liberdade de design e economia a fabricantes de peças em metal. Se por um lado a industrialização da FA em metal mal começou, por outro lado ela vem evoluindo rapidamente. E com ciclos de desenvolvimento de produtos que chegam a vários anos, modelos criados hoje, podem chegar à fase de produção quando a FA em metais já houver amadurecido em direção a uma técnica convencional, permitindo formas mais inovadoras e economicamente viáveis de produzir esse mesmo modelo. Em resumo, a hora de começar a considerar a FA em metal é agora, em estágios iniciais da concepção de produtos. A palestra mostrará aos participantes o que esperar e o que evitar, ao dar seus primeiros passos na FA em metais.


15h45 - 16h15

Intervalo


16h15 - 17h05

Case da Print Dreams 3D no projeto e execução de próteses e órteses através da manufatura aditiva

Artur Rodrigues Teixeira, Print Dreams 3D (convidado GTMAX)

A Printdreams 3D é uma empresa que desenvolve órteses e próteses sob medida, utilizando-se de tecnologias digitais de aquisição e tratamento de imagens, integradas a processos de manufatura aditiva (Impressão 3D). Através destas tecnologias, a empresa disponibiliza produtos anatomicamente adaptados a cada indivíduo que poderá, desta forma, restabelecer parte da funcionalidade de seus membros, melhorar seu desempenho no lazer ou no trabalho, seu bem-estar físico, sua autoestima e sua qualidade de vida. Para que estes objetivos sejam atingidos, a empresa mantém estreito relacionamento de consulta e cooperação com Instituto Nacional de C&T em Biofabricação (Biofabris).


17h05 - 17h55

Versatilidade da impressão 3D na indústria e projetos de P,D&I

Lucas Campos Silva, Mediphacos

Na inovação errar é totalmente esperado e aceitável, faz parte do processo criativo, mas errar rápido é fundamental. Neste quesito a velocidade da impressão 3D tem revolucionado a forma de fazer inovação permitindo a baixo custo testar diversas ideias e convergir mais rapidamente para o projeto ideal. Serão apresentados exemplos de como a versatilidade, a facilidade e a precisão da manufatura aditiva estão permitindo alavancar projetos de desenvolvimento, reduzindo os custos e acelerando o processo, inclusive quando aplicada a pesquisas com o uso de objetos que requerem extrema precisão como na área óptica.


Auditório 2

Educação


12h00 – 13h00

Credenciamento


13h00 - 13h50

PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

Educação e inovação tecnológica: arranjos e desarranjos

Keynote Speaker: Jefferson de Oliveira Gomes, IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo / ITA

A inovação tecnológica está transformando a educação e atualizando as habilidades necessárias para o ambiente de trabalho contemporâneo. Construir sistemas de ensino preparados para o futuro requer a elaboração de currículos adequados para o século XXI, juntamente com a entrega consistente de uma educação básica para todos que constrói uma base sólida para uma vida inteira de adaptação e desenvolvimento de novas habilidades. A educação especializada deve fornecer habilidades sob demanda e abordar a desconexão entre as necessidades do empregador e as instruções existentes. Quais discussões são pertinentes a essas demandas?


13h50 - 14h05

Intervalo


14h05 - 14h55

Educação 4.0

Fábio Zsigmond, Mundo Maker

Serão abordados o contexto do mundo atual; Desafios do modelo tradicional; Oportunidades; Educação integral; Aprendizagem Criativa; Cultura Maker e seus espaços além de apresentação de cases e debate sobre o assunto.


14h55 - 15h45

O Fab Lab na educação básica

Anderson Pires Macorin, Fab Lab Bred Maker

Como o Fab Lab pode transformar a comunidade escolar usando a tecnologia da fabricação digital e permitindo que professores e alunos possam materializar qualquer ideia. Construindo processos que promovem a cultura da inovação.


15h45 - 16h15

Intervalo


16h15 - 17h05

Maker Smart Education: Nova metodologia de ensino em cursos de engenharia

Pedro José Gabriel Ferreira, UNIP

Com o avanço tecnológico na indústria e a quarta revolução industrial, surge a necessidade da formação de Engenheiros com capacidades específicas para atuar em um mercado cada vez mais competitivo. Neste contexto uma nova metodologia de ensino está sendo desenvolvida, a chamada Maker Smart Education (MsE). Para dar suporte a esta medodologia, novas ferramentas educacionais são utilizadas como a realidade virtual, realidade aumentada e a impressão 3D. Será apresentado o uso da impressão 3D na aprendizagem por desafio, uma das áreas utilizadas na MsE.


17h05 - 18h25

MESA REDONDA

A Educação na Era Digital

Mediador: Jefferson de Oliveira Gomes, IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo / ITA
Anderson Vicente Borille, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Fabiana Eloisa Passador, FATEC - São José dos Campos
Roberto Camanho, ESPM/SP


11 de Junho

Auditório 1

Indústria


8h30 – 9h00

Credenciamento


9h00 – 9h50

PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

Utilizando telas de LCD, o futuro da Manufatura Aditiva (palestra com tradução simultânea)

Keynote Speaker: Joshua Allan Riddick, Photocentric (convidado 3D Procer)

A Manufatura Aditiva está embarcando em sua segunda revolução. Isto significa o início da fabricação em massa. Para isso, é necessário criar peças funcionais e precisas em escala de produção a um custo competiitivo e as telas de LCD em impressoras SLA são a chave para possibilitar essa transformação na indústria de manufatura. Na apresentação, vamos mostrar desenvolvimentos recentes em LCD baseados em impressoras 3D e fotopolímeros e as novas oportunidades que eles oferecem. As telas são o principal mecanismo de criação de imagens digitais, sendo produzidas em grande número com uma enorme variedade de formatos e resoluções extremamente altas. Para obter produção em larga escala com boa relação custo-benefício, agora estão sendo usados arrays de telas de grande formato ou telas de resolução menor. A Photocentric é pioneira da impressão 3D baseada em LCD e tem um longo histórico na fabricação de fotopolímeros. Estamos agora introduzindo a tecnologia em várias aplicações em plástico e, mais recentemente, em peças de cerâmica e metal. Nosso objetivo é permitir a fabricação em massa e romper os modelos de fabricação existentes, reduzindo custos e permitindo novos projetos livres das restrições de ferramentaria.


9h50 – 10h05

Intervalo


10h05 - 10h55

Peças finais, o norte da Manufatura Aditiva

André Skortzaru, 3D Criar

Descubra como a Indústria se prepara para a produção do Futuro com as soluções de Manufatura Aditiva (MA) e Impressão 3D Profissional, desde a concepção do projeto até a produção em série. A MA evolui rapidamente no mundo e a indústria brasileira se prepara para adoção da tecnologia e produção de peças finais para manutenção, qualidade e produção. Nesta palestra, além das tendências da Manufatura Aditiva no Brasil e no Mundo, serão apresentados casos de sucesso com aumento de eficiência, redução de custos, materiais e produção de peças finais.


10h55 – 11h45

Por que investir no mercado de Impressão 3D?

Victor Maciel Pruner, Oderço Distribuidora / Flashforge Brasil

Existem vários exemplos do quanto a impressão 3 é uma tecnologia promissora, mas agora seria o momento ideal para entrar nesse mercado? Serão expostos alguns argumentos embasados em estudos de mercado que indicam claramente a resposta.


11h45 – 12h45

Almoço


12h45 – 13h35

PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

Sistema de sinterização a laser para produção de implantes cirúrgicos (palestra com tradução simultânea)

Keynote Speaker: Philip Oris, SLM Solutions Group AG

O sistema de sinterização a laser, também conhecido como impressão 3D de metais, está sendo cada vez mais adotado como o método de fabricação preferido para vários tipos de implantes cirúrgicos e próteses. Eles incluem próteses dentárias, implantes craniomaxilofacial e implantes ortopédicos produzidos em massa. A apresentação abordará vários desenvolvimentos técnicos importantes que contribuem para a robustez e produtividade do processo seletivo de fusão a laser.Os requisitos para a qualificação de máquina e processo de validação de um fabricante de dispositivos médicos também serão abordados. Vários estudos de caso sobre a produção de implantes cirúrgicos e próteses dentárias SLM serão apresentados.


13h35 – 13h50

Intervalo


13h50 – 14h40

Impressão 3D inteligente, uma viagem ao futuro com dddrop (palestra com tradução simultânea)

Alfred Uytdewilligen, dddrop 3D Printers

A impressão 3D é uma tecnologia que chegou para ganhar seu próprio espaço na criação de produtos. Quais são as características importantes para o sucesso? Ecossistemas abertos versus fechados. Com as impressoras 3D tornando-se cada vez mais robustas, novos sistemas inteligentes são o próximo passo.


14h40 – 15h30

Do hobby ao profissional na impressão 3D

Oswaldo Salzano Neto, 3D Print Academy (convidado Sethi 3D)

A entrada no mercado de impressoras 3D cada vez mais acessíveis, aliada ao livre acesso ao conhecimento da tecnologia, está moldando toda uma geração de usuários entusiastas da Impressão 3D. A proposta desta apresentação é trazer uma abordagem diferenciada sobre o uso da tecnologia de forma profissional e encorajar o hobbista a utilizar seu(s) equipamento(s) e sua experiência técnica para empreender em um negócio sólido de impressão 3D ou até mesmo para a obtenção de renda extra.


15h30 – 16h00

Intervalo


16h00 – 16h50

Sistema de monitoramento e correção de erros na impressão 3D (palestra com tradução simultânea)

Vadim Pinskiy, Nanotronics

Será apresentado um sistema desenvolvido para mostrar que, após a introdução de um grande erro na impressão, será capaz de tomar ação corretiva automática nas camadas subsequentes da impressão para recuperar a resistência à tração final da peça. Essa tolerância a falhas permite um grande aumento na estabilidade geral do sistema e redução na variação da qualidade da peça. Este é um grande avanço no controle de processos e mostra o poder de integrar a IA à impressão 3D. Será abordado também aplicações a outros campos de impressão 3D, especialmente aplicações médicas, onde a tolerância a falhas é de maior importância do que em aplicações industriais.


16h50 – 17h40

Impressão 3D - História, atualidade e tendência

João Batista Alves Xavier, Instituto Transire

Apresentar um pouco da história do Grupo Transire; apresentar um histórico da Impressão 3D, sua evolução ao longo do tempo; mostrar brevemente o estado da arte/técnica da tecnologia; quais as aplicações práticas usuais e não usuais; as tendências para o futuro desta tecnologia e suas interações com o IoT e Indústria 4.0


17h40 – 19h00

MESA REDONDA

Manufatura Aditiva: uso e aplicação na realidade industrial (com tradução simultânea)

Mediador: Fabio Sanches Sant´Ana, Farcco Tecnologia Industrial
Alfred Uytdewilligen, dddrop 3D Printers
Felipe Rosales, MakerBot (convidado Alcateia)
Joshua Allan Riddick, Photocentric (convidado 3D Procer)
Philip Oris, SLM Solutions Group AG


Auditório 2

Saúde (Médica e Odontológica)


8h30 – 9h00

Credenciamento


9h00 – 9h50

PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

Fabricação de Órgãos e Tecidos em Laboratório

Keynote Speaker: Dr. Gabriel Liguori, Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP)

Com os recentes avanços tecnológicos na área da engenharia tecidual, nominalmente as técnicas de bioimpressão e o uso das células-tronco pluripotentes induzidas, a possibilidade de fabricar órgãos e tecidos sob demanda para transplante nunca esteve tão próxima. Nesta apresentação será apresentado o estado da arte e o panorama futuro da fabricação de órgãos e tecidos em laboratório.


9h50 – 10h05

Intervalo


10h05 - 10h55

BioImpressão 3D na prática médica

Paulo Schor, Unifesp

A tecnologia alcança a sociedade a uma velocidade que nem sempre coincide com a possibilidade de absorção e implementação na vida como ela é. Frequentemente temos produtos e equipamentos com potencialidade inúmeras vezes maior do que sua utilização prática, e a relevância é delegada a segundo plano. A interdisciplinariedade e presença do usuário no centro do processo de desenvolvimento diminuem a chance da sobra tecnológica, e projetos devem ser escolhidos antes das ferramentas. Nesse cenário apresentamos desenvolvimentos que se utilizaram da impressão por jato, seja na inovação de biotintas ou no processo de fabricação de curativos biológicos micrométricos, em especial na área da oftalmologia. A precisão e volume diminuto fazem desse instrumento uma máquina invejável na manufatura de bio-pecas personalizadas, especialmente uteis no universo microscópico da oftalmologia.


10h55 – 11h45

Viabilização da impressão 3D na área da saúde

Bárbara Olivetti Artioli, Figment Face

As possibilidades da aplicação da impressão 3D para solucionar os desafios da saúde são infindáveis, porém com o crescimento da tecnologia a análise de viabilidade das mesmas tornou-se imprescindível. Será demonstrado três exemplos práticos da aliança entre tecnologia, resultado eficaz e exequibilidade econômica (próteses faciais, biomodelo oncológico e caneta para infusão medicamentosa).


11h45 – 12h45

Almoço


12h45 – 13h35

PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

Do ofício medieval à quarta revolução industrial: como a impressão 3D revolucionará a odontologia?

Keynote Speaker: José Lincoln de Queirós Júnior, Telemetria Dental

A odontologia teve seu início com o ofício do cirurgião-dentista-barbeiro na era medieval, e desde então ainda mora no inconsciente coletivo uma imagem de procedimentos odontológicos demorados e doloridos. A evolução técnico-científica trouxe novas perspectivas para a relação entre profissionais e pacientes, e uma grande e promissora revolução se apresenta com a aplicação das novas tecnologias, principalmente a impressão 3D. Rapidez, racionalização de procedimentos, recursos virtuais tridimensionais de simulação e menor invasividade são algumas das possibilidades, fazendo com que dentistas antes vistos como sinônimos de dor e sofrimento se tornem arquitetos de novos sorrisos, resignificando conceitos de saúde e estética de seus pacientes e da sociedade.


13h35 – 13h50

Intervalo


13h50 – 14h40

Impressões 3D na odontologia - Gestão de alto desempenho, otimizando máquinas e pessoas

Cristiane Barros André, Kika Ortodontia

Com a entrada dos scanners intraorais no Brasil, surgiram empresas para trabalhar nesse fluxo digital. Com isso veio a necessidade da gestão de alto desempenho dos equipamentos e funcionários. A palestra abordará a aquisição dos diferentes equipamentos de qualidade, com preços compatíveis a área odontológica, para ter um fluxo de trabalho otimizado, com menor número de equipamentos, equipe enxuta e ativa, sem perder a qualidade.


14h40 – 15h30

A revolução da Manufatura Aditiva na indústria de produtos para saúde

Rander Pereira Avelar, CPMH

Os avanços da tecnologia da impressão 3D possibilitam que dispositivos médicos sob medida (customizado/paciente específico) possam ser utilizados com significativos benefícios à sociedade. A manufatura aditiva tem revolucionado os recursos disponíveis para o tratamento de pacientes. A regulação sanitária constitui em importante requisito a ser observado na indústria da saúde. Nesta apresentação iremos discutir aplicações da utilização da manufatura aditiva em dispositivos médicos, bem como o fluxo de desenvolvimento, validação, regularização sanitária e comercialização, bem como os benefícios para os pacientes e profissionais de saúde.


15h30 – 16h00

Intervalo


16h00 – 16h50

Práticas para Implementação de Scanners e Impressoras 3D

Andrea Son, Collab

Será apresentado um overview do uso de scanner intraorais e impressoras 3D no dia a dia clínico e laboratorial, demonstrando as possibilidades dentro de um fluxo de trabalho desde a usabilidade das tecnologias até diferentes formatações de equipes e escopos dos profissionais envolvidos.


16h50 – 17h40

Maior previsibilidade e menor trauma cirúrgico com a odontologia digital e a impressão 3D

Dr. Diego Carneiro Zimmermann, SmartSolutions/Universidade Veiga de Almeida

Uma visão da odontologia moderna onde o planejamento CAD gera uma previsibilidade dos tratamentos e a impressão 3d traz menor desconforto e melhores resultados, inclusive revolucionando a manufatura dos produtos odontológicos. A nova cara da Implantodontia, Prótese e Ortodontia com o uso diário dessas tecnologias.


17h40 – 19h00

MESA REDONDA

Saúde 4.0 - uma visão multidisciplinar do cenário brasileiro de manufatura aditiva

Mediador: Daniel Huamani, 3DC Med
Janaina Dernowsek, CTI Renato Archer e INCT-Regenera
Mayra Torres Vasques, 3DHeals/Smart T Digital
Rodrigo Marretti, Follow-me!