Palestrantes

alexmorro

Alex Borro

Engenheiro de Software da 3M do Brasil (convidado GTMax)

Possui graduação em Eng​enharia Mecatrônica pela Unicamp​; trabalhou na Motorola do Brasil​,​​ responsável pelo desenvolvimento de software para celular​; trabalhou na Roberto Bosch do Brasil​,​​ responsável pelo desenvolvimento de software para Injeção Eletr​ônica em motores ciclo Otto​; desde 2013​ trabalha na 3M do Brasil​, responsável pelo desenvolvimento de software embarcado e suporte a manufatura aditiva​.

 
andre

André Luiz Jardini Munhoz

Professor e Pesquisador da Unicamp (convidado AMS)

Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biofabricação (INCT-BIOFABRIS). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2001). Possui 4 pós-doutorados: um pela Universidade Federeal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2001-2002), um pelo Instituto Politécnico de Leiria – Portugal (2003-2004) e dois pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002-2003 e 2004-2010). Atualmente é Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Possui doutorado na área de Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações de prototipagem e manufatura rápida, prototipagem virtual (CAD, CAE e Engenharia Reversa), processamento de materiais por laser, desenvolvimento de materiais para prototipagem rápida, simulação de processos, biomimética, simulação (CFD, térmica e cinética), biofabricação, engenharia tecidual e scaffolds.

 
Arthur Igreja

Arthur Schuler da Igreja

CEO da Disrupt Treinamentos (convidado 3D Cloner)

Arthur Schuler da Igreja Empresário, professor da FGV e palestrante. Experiência em mais de 25 países, é certificado pelas universidades de Harvard e Cambridge além de Ph.D. candidate pela ESC Rennes na França e mestre pela Georgetown University (EUA), ESADE (Espanha) e FGV.

 
bruno-gobbato

Bruno Borralho Gobbato

Diretor Médico Científico da IOT Jaraguá

Médico ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo; Diretor científico da Catarinense de Ortopedia e Traumatologia; presidente da comissão de TI Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e App Developer.

 
carlos

​​Carlos Eduardo Podestá

Representante Exclusivo da Tekna Plasma Systems

Engenheiro Metalurgista pela FEI São Bernardo do Campo/São Paulo, possui especialização em Training Abroad in Analytical Equipment Sales/Leco (USA and Canadá), Metalurgia do Pó Powder Metallurgy Word Congress (2014-USA), Powder Metallurgy Word Congress (2013- Suécia); Doutorando em Engenharia de Materiais IPEN. Possui experiência em desenvolvimento de técnicas de metalurgia do pó e em desenvolvimento de ligas pelo processo de microfusão; Coordenador de vários projetos de pesquisa: – Ligas metálicas de Ni-Cr e Co-Cr pelo processo de microfusão e ligas metálicas de Ni-Cr e Co-Cr pelo processo de moagem de alta energia (MAE) e atomização; – Esferiodização de pós metálicos a plasma para manufatura aditiva; – Recondicionamento de pós metálico por plasma indutivo para manufatura aditiva; – Estudo, desenvolvimento e aprimoramento de pós metálicos atomizados a gás para aplicação e utilização no processo de Fusão Seletiva a Laser e Electron Bean Melting para confecção de próteses ortopédicas. É sócio proprietário na Highbond Indústria de Ligas Metálicas.

 
clayton

Clayton Neri de Oliveira

Diretor Executivo da Colen Industrial

Mestre em Administração, Pós graduado em Gestão Estratégica e Marketing, Pós Graduado em Comércio Exterior, Sócio Diretor da Summa Tecnologia, Consultoria e Treinamento, Diretor Executivo da Colen/Envisiontec, Especialista em Processos de Inovação e Tecnologia com ênfase em Prototipagem Rápida para setores Dental, Auditivo, Joalheria, Médico e Industrial. Consultor empresarial em liderança e gestão nas áreas comercial e administrativa, planejamento e inovação em processos de produção. Especialista em desenvolvimento e implantação de planejamento estratégico, projetos de expansões comerciais, desenvolvimento de novos produtos.

 
cris

Cristiane Brasil Lima Ulbrich

​​​​​​Especialista Senior da 3M, Professora Senai, Sócia da UP3D

Doutora e mestre em Engenharia Mecânica na área de Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Atuou como pesquisadora pós-doc na área de Manufatura Aditiva no Instituto Nacional de Pesquisa em Biofabricação (BIOFABRIS). Atualmente é especialista sênior na 3M do Brasil no departamento de P&D, professora de graduação no SENAI e sócia da empresa UP3D que comercializa impressoras 3D e scanners no Brasil. Possui formação multidisciplinar em Design Thinking e Propriedade Intelectual. Também foi coordenadora de projetos PIPE junto a FAPESP. É autora dos livros “Gestão de Ferramentarias” e “Engenharia integrada por computador e sistemas CAD/CAM/CNC: princípios e aplicações”.

 
daniel

Daniel Huamani

CTO da 3D Criar

Daniel Huamani é Diretor de Tecnologia da 3D Criar e Engenheiro Mecânico graduado pela Escola de Engenharia Mauá. Sempre teve proximidade com tecnologia de escaneamento, modelagem e impressão 3D, tendo atuado como Engenheiro Coordenador de Projetos na indústria de petróleo e gás e posteriormente. Especialista para América Latina para a Autodesk do Brasil. Decidiu empreender na área de impressão 3D através de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos avançados aliados à fluxos de trabalho envolvendo hardware e software com a 3D Criar.

 
Fernando-Tachikawa

Fernando Tachikawa

Diretor da Renishaw Latino Americana

Fernando Tachikawa é graduado em Engenharia de Produção pela FEI, com pós graduação em gestão pela ESPM. Ao longo de sua trajetória teve experiência em tecnologias de CAD/CAM, impressão 3D e medição. Hoje é diretor da Renishaw Latino Americana, empresa especializada em soluções para melhorar a produtividade das operações de manufatura e aumentar a confiabilidade dos processos de fabricação. Dentre estas soluções encontra-se a impressão 3D de metais que além de ser desenvolvida e fabricada pela empresa, é utilizada em suas divisões de fabricação de próteses médicas customizadas e nos centros seus de soluções.

 
guiherme-castellin

Guilherme Rodrigues de Carvalho Castellini

Designer Chefe da 3D Procer

Bacharel em Design do Produto pelo Instituto Mauá de Tecnologia e graduado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi. Com oito anos de experiência na área de produtos atuou como designer industrial, designer de embalagens na indústria de cosmético e no SENAI São Paulo Design como Designer Sênior e líder no desenvolvimento de projetos. Realizou e implementou cases de sucesso para empresas como Avon, Natura, Jequity, Faber-Castell, Amway, Disney, Baumer e Siemens. Vencedor de prêmios navionais e internacionais de design, entre eles Mabe GE, Tok Stok, Inova Whirlpool, Idea Awards Brasil e Objeto Brasil.

 
Jefferson

Jefferson de Oliveira Gomes

Diretor Regional do Senai-SC e Professor do ITA

Jefferson de Oliveira Gomes Possui graduação em Engenharia Mecânica, mestrado em Engenharia Mecânica e doutorado pela UFSC em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha. Desde janeiro de 2004 atua como professor da divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica do ITA. É também coordenador do Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA). Orienta pesquisas na pós-graduação (doutorado e mestrado) e na graduação, sendo pesquisador bolsista em produtividade em pesquisa pelo CNPq. Tem experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação. Entre agosto de 2011 e dezembro de 2014 atuou como gerente executivo do departamento nacional do SENAI para Tecnologia e Inovação. Desde fevereiro de 2015 é também diretor regional do SENAI do estado de Santa Catarina. Consultor Unesco para o grupo de trabalho sobre Manufatura Avançada – MDIC / MCTI / CNI / ANPEI.

 
jesse

Jesse Silva

Diretor da Fastparts Prototipos

Diretor Técnico e cofundador da Fastparts Protótipos, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, atuação de mais de 20 anos de prototipagem. Influenciador nas tecnologias de adição de material em prototipagem e lotes pilotos. Graduado em Design é o facilitador e integrador do conceito do produto para a engenharia e a manufatura dos produtos.

 
juliana

Juliana Breda Soares

Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da PrintUp 3D

Juliana Breda é Engenheira de Materiais formada pela UFRGS com graduação sanduíche pela Politecnico di Milano (POLIMI).
Conta com experiência em pesquisa na área de ciência e tecnologia de materiais: obtenção de hidrogênio combustível a partir de biomassa - Group of Energy Conversion Systems/POLIMI; análise de assentos personalizados fabricados por Usinagem CNC por meio de Digitalização Tridimensional - Laboratório de Design e Seleção de Materiais/UFRGS; estudo de composição, desenvolvimento e caracterização de membranas eletrólito poliméricas catiônicas para uso em células combustível – Laboratório de Polímeros/UFRGS. Atuou como Engenheira de Produto na multinacional Midea Carrier. Atualmente é mestranda na área de Design e Tecnologia na UFRGS e pesquisa implementação de tecnologia de materiais em polímero utilizado em manufatura aditiva por Fused Deposition Modeling (FDM). Na PrintUp 3D, atua como Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.

 
marcelo-del-guerra

Marcelo Del Guerra

Diretor Geral da Smart Dent - MMTech

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos EESC – USP (2001), Mestrado em Engenharia Mecânica pelo Núcleo de Manufatura Avançada EESC – USP (2004) e Doutorado em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (2009). Tem experiência nas áreas de Processos de Fabricação, Projeto e Fabricação Assistidos por computador (CAD/CAM), Controle Estatístico de Processos, Otimização de Processos de Fabricação e Metrologia. AS principais áreas de atuação abrangem nos seguintes temas: Controle de Processos, Máquinas CNC, Micro-Usinagem, Fresamento e Torneamento. Trabalhando com suas aplicações na área odontológica desde 2009.

 
marcelo

Marcelo Fernandes de Oliveira

Especialista do CTI Renato Archer (convidado UP3D)

Mestre em Engenharia Mecânica na área de Materiais e Fabricação pela UNICAMP, graduado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCamp e doutorando na Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Atualmente, é servidor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI, unidade de pesquisa do MCTIC, em Campinas/SP. Nos últimos 19 anos vem atuando na implantação, desenvolvimento de aplicações e difusão de Tecnologias de Manufatura Aditiva ou Impressão 3D dentro dos seguintes programas de apoio: desenvolvimento de produtos nas empresas (ProIND), soluções para cirurgias complexas na medicina (ProMED) e desenvolvimento de sistemas físicos 3D para experimentos científicos (ProEXP).

 
octavio

Octávio Camargo Schichi

Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Höganäs

Octávio Camargo Schichi, graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP), atua na Höganäs desde 2015 no Departamento de Inovação e Tecnologia. É responsável pela tecnologia Digital Metal® para impressão 3D de metais na América do Sul, bem como pelo desenvolvimento de aplicação dos pós metálicos Höganäs nos mais diversos sistemas de impressão 3D. Acumula também experiência nas áreas comercial e de gestão de projetos pela empresa Plastic Omnium, além de ter realizado pesquisas em ligas de titânio processadas via metalurgia do pó e em revestimentos cerâmicos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IAE-DCTA).

 
paulo-kazuo

Paulo Kazuo Inoue

Engenheiro Chefe ​​da 3D Procer

Estudante de Engenharia de Controle e Automação pelo IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), técnico em Mecânica de Precisão pela escola SENAI – Suíço Brasileira. Medalhista de Prata na WorldSkills (edição 2013 em Leipzig/DE), maior competição de ensino profissionalizante do mundo, na categoria “Mechanical Engineering Design – CAD” utilizando o software Autodesk Inventor Professional.

 
paulo

Paulo Augusto de Toledo Pacheco

Diretor da Tecno-How

Paulo Pacheco – Diretor Comercial da Tecno-How, representante exclusiva da Concept Laser no Brasil. Especialista em fabricação aditiva em metais, automação e tecnologias avançadas de manufatura.

 
Captura-de-Tela-2017-05-12-às-13.49.23

Paula Alvarenga Magalhães

Gerente de Negócios para América Latina da Materialise NV

Paula Alvarenga Magalhães é Mestra em Administração de Negócios pela Universidade Livre de Bruxelas e Gerente de Negócios de Software na sede da Materialise em Leuven, Bélgica e responde desde 2014 pelas regiões América Latina, Ibérica, Escandinávia e África do Sul. A Materialise é uma empresa pioneira na impressão 3D e um dos líderes mundiais no desenvolvimento da tecnologia.

 
Rafael Vidal

Rafael Vidal Peres

Colaborador da Makertech Labs e Fundador da Aditiv

Rafael Vidal Peres é Ph.D. em Ciência dos Materiais (IME), mestre em Ciência dos Materiais (IME), graduado em odontologia e pós-graduado em ortodontia e disfunção temporomandibular. Em 2015 fundou a “aditiv” (www.aditiv.com.br), um laboratório especializado em modelagem tridimensional e impressão 3D para reconstruções e reabilitação craniofaciais. Sua pesquisa abrange o desenvolvimento e validação de polímeros bioreabsorvíveis para manufatura aditiva em casos de enxerto ósseo, além de soluções personalizadas para cirurgias complexas. Em 2014 criou o primeiro curso aberto de tecnologias tridimensionais para odontologia.

 
roberto-camanho

Roberto Camanho

Supervisor do Laboratório de Produtividade da ESPM

Roberto Camanho é professor e supervisor do Laboratório de Produtividade da ESPM/SP, instrutor no módulo de Tomada de Decisão do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pesquisador no Núcleo Decide da FEA/USP. Foi presidente da Associação Brasileira de Automação Industrial e do Comitê de Robótica da ABNT. Conduziu mais de cem projetos de decisões estratégicas que envolveram orçamentos de mais de R$ 100 bilhões em diversos setores da economia: Bradesco, Embraer, Petrobras, Cemig, Suzano Papel e Celulose, Vale, Whirlpool, Sabesp e no Governo de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Autor premiado no Third International Academy of Information Technology and Quantitative Management - ITQM 2015, é mestre em Administração pela FEI/SP, tem especialização em Robótica na Ensam (França) e é graduado engenheiro mecânico pela FEI/SBC.

 
rodrigo

Rodrigo Krug

CEO da Cliever

Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de equipamentos de manufatura digital e automação industrial. É fundador e atual CEO da Cliever, empresa pioneira no Brasil no desenvolvimento de impressoras 3D. Com mais de 1000 máquinas vendidas, para empresas dos mais diversos mercados da América do Sul.

 
sergio

Sergio Augusto Carminitti

Gerente de Engenharia da Sethi3D

Formado em Engenharia Eletrica pela Universidade São Francisco, há 20 anos. Atuou em diversas empresas como Philips, Sony Ericsson, Venturus. Há 7 anos atua na área de desenvolvimento como Gerente de Engenharia da Sethi3D.

 
Vagner Rogerio

Vagner Rogério dos Santos

Consultor da Wietech e Pesquisador da Unifesp

Vagner Rogério dos Santos é atualmente pesquisador na Unifesp em Tecnologias Assistivas para Reabilitação em Oftalmologia e Reabilitação Neurologia e atua no desenvolvimento de instrumental cirúrgico para microcirurgia. Atualmente é pesquisador no Laboratório de Computação de Alto Desempenho POLI/USP em Tecnologias para cidades inteligentes e sistemas IoT para suporte a saúde. Empresário com experiência na área de educação e treinamento. Professor convidado esporádico do curso de pós-graduação da FAAP de 2008 a 2015 em Tecnologias Assistivas e Interfaces Tecnológicas. Doutor em Ciências pela UNIFESP e MBA em Gestão pela mesma instituição. Consultor do SENAI-SP e das empresas Intertrade e Wietech em P&D em dispositivos de Mecânica de Precisão e dispositivos microcontroladores e programação de sistemas embarcados para aplicações em satélites e comunicação satelital. Atua principalmente nos seguintes temas: bioengenharia ocular, desenvolvimento de produto médico, inovação, desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, tecnologia de programação de software embarcado para mecatrônica e equipamentos médicos e de reabilitação.

 
wilson-amaral

Wilson do Amaral Neto

Engenhei​​ro de Aplicações da SKA Automação

Wilson do Amaral Neto, engenheiro mecânico pela Escola de Engenharia Mackenzie e mestre no Instituto Tecnológico de Aeronáutica pelo programa EAM-S - Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica, atua há mais de 15 anos na área de Manufatura Aditiva como engenheiro de aplicações, com experiência nas tecnologias FDM (Fused Deposition Modeling) e Polyjet, ambas tecnologias pertencentes à Stratasys. Durante esse período pôde instalar equipamentos, capacitar e instruir usuários na utilização deles. Hoje, ainda como engenheiro de aplicações, se especializou na apresentação dos equipamentos e suas funções para clientes novos ou como consultor de novas aplicações para clientes já experientes no uso dessa tecnologia. Também ministra palestras e apresentações em eventos e instituições de ensino como na Feira da Mecânica, FEIMEC, FEIMAFE, Intertooling, Instituto Mackenzie, SENAIs, USP, universidades e institutos federais.

Atualizada no dia 26/04