Palestrantes

Alfred Uytdewilligen

CEO da dddrop 3D Printers

Alfred Uytdewilligen CEO da dddrop 3D Printers, é holandês e um dos ícones da 4a revolução industrial. Engenheiro formado na Universidade de Enschede atua há mais de 30-anos no mundo de CAD/CAM. Sua empresa CAD2M se tornou uma das maiores revendas da SolidWorks na Europa com centros de treinamento para design e manufatura aditiva. Sob a sua visão, e estudos com grandes clientes mundiais, nasceu a dddrop há 6 anos.

Anderson Pires Macorin

Fundador da Fab Lab Bred Maker

Educador Maker, já atuou com robótica educacional e em 2015 consagrou-se campeão na Categoria FIRST Lego League na Austrália. Também em 2015 iniciou a implementação do primeiro Fab Lab voltado para a educação básica no Brasil, que ensina os princípios e aplicações da Fabricação Digital de acordo com diretrizes do MIT Massachusetts Institute of Technology. Em 2016, na conferência Fab12 realizada na cidade de Shenzhen China, credenciou o Fab Lab Escola SESI-SP na rede mundial de Laboratórios. Atuou como Fab Manager dos 32 Fab Labs da Rede SESI-SP e atualmente criou o Fab Lab Bred Maker, empresa que apoia instituições na implementação de Fab Labs nas Escolas.

Anderson Vicente Borille

Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Possui graduação e Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC. Entre 2005 e 2009 atuou como pesquisador no Centro de Competência em Manufatura, CCM, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), concluindo doutorado em 2009, sendo que entre abril de 2007 e março de 2009 foi bolsista CNPq/CAPES/DAAD de doutorado sanduíche na Alemanha. Neste período, atuou como pesquisador assistente no Fraunhofer Institut für Fabrikbetrieb und -automatizierung - IFF e no Fraunhofer Institut für Produktionstechnologie - IPT. Desde 2010 é Professor do ITA, atuando no desenvolvimento de projetos de pesquisas com indústrias de diversos setores, como aeronáutico e automotivo, com ênfase em processos de fabricação, especialmente usinagem e processos de manufatura aditiva (RP & RM). Tem atuado em iniciativas de inovação, para fomento e apoio ao empreendedorismo. É coordenador do Centro de Competência em Manufatura (CCM) e Diretor de Operações do Fraunhofer Project Center no ITA (FPC@ITA).

Andrea Son

Dentista da Collab

Cirurgiã Dentista, com especialização em prótese pela USP e Mestre em Implantodontia pela UNG. Consultora clínica de diferentes empresas do ramo odontológico com foco em fluxos e soluções digitais.

André Skortzaru

Diretor Comercial da 3D Criar

Empresário no Brasil, investidor, especialista em Manufatura Aditiva, cofundador da 3D Criar e 3DC MED, empresas especializadas em Manufatura Aditiva e Fabricação Digital. Implementou a impressão 3D em empresas e Instituições “Top of Ming” na Engenharia, Industria Automotiva, Aeroespacial, Petroquímica, Mineração, Bens de consumo, Alimentos, Embalagens e Máquinas.

Artur Rodrigues Teixeira

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Print Dreams 3D (convidado GTMAX)

Fundador da empresa Print Dreams 3D; MBA em Empreendedorismo pela Inova Business School; Engenheiro Mecânico Pleno pela Universidade Salesiana; Especialista em Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos; Certificado pela Dassault Systèmes em modelagem avançada (CAD); Análise Estrutural via Elementos Finitos (CAE).

Bárbara Olivetti Artioli

CEO/Founder da Figment Face

Engenheira Biomédica pela PUCSP, Especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pelo instituto de ensino Albert Einstein e Mestre em Engenharia Biomédica pela UFABC. Carreira profissional desenvolvida na análise e aplicação de produtos para a Saúde. Pesquisadora do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP. Fundadora e CEO da Startup Figment Face, que soluciona desafios para próteses faciais e simuladores cirúrgicos através da manufatura aditiva e desenvolvedora da Baci Pen, sistema de infusão de insulina de baixo custo.

Cristiane Barros André

CEO da Kika Ortodontia

Graduada em radiologia médica; Mestre em Tecnologia da Saúde; KOL - Key Opinion Leader, 3Shape – Brazil e CEO na empresa Kika Ortodontia.

Daniel Huamani

Diretor de Tecnologia da 3DC Med

Engenheiro de formação, maker de coração, Daniel é um entusiasta veterano em tecnologias emergentes como impressão 3D, realidade virtual, realidade aumentada, internet das coisas e escaneamento 3D. Sua rotina diária envolve estar atualizado com as tendências tecnológicas e abrir fronteiras do que é novo e como isso se aplica à diversas linhas de negócios, em especial indústria e odontologia.

Dr. Diego Carneiro Zimmermann

Diretor da SmartSolutions e Professor da Universidade Veiga de Almeida

Doutorando e Mestre em Reabilitação Oral; Especialista em Implantodontia e Prótese Dentaria; Professor de Implantodontia e Prótese Dentaria Universidade Veiga de Almeida; Diretor Cientifico SmartSolutions; Vice-presidente do Colégio Brasileiro de Osseointegração.

Dr. Gabriel Liguori

Pesquisador do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP)

Graduou-se com honras em Medicina na USP; Já publicou uma patente, dois livros e 18 artigos científicos, além de levantar mais de R$1,5 milhões em fundos para pesquisa; É editor associado do Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (BJCVS); Tem passagens pela Harvard Medical School, Maastricht University, Imperial College London e University of Groningen. Recentemente foi eleito “Forbes Under 30”; Atualmente é Pesquisador no Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP), onde desenvolve pesquisas nas áreas de medicina regenerativa e engenharia de tecidos, e CEO na startup TissueLabs.

Fabiana Eloisa Passador

Professora da FATEC - São José dos Campos

Possui graduação em Tecnologia Mecânica (Projetos) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS-FATEC-SP, Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Doutorado em andamento pelo mesmo Instituto. Atuou em docência no SENAI de São José dos Campos. Foi professor colaborador no ITA nas disciplinas de Geometria Descritiva, Desenho Técnico e Desenho Auxiliado por Computador (CAD). Atualmente é Professor Adjunto na FATEC de São José dos Campos atuando nas disciplinas de Desenho Técnico, CAD, Manufatura Assistida por Computador (CAM) e Manufatura Enxuta. Tem experiência profissional na área de Engenharia Mecânica/Desenvolvimento de Produto na Mercedes Benz do Brasil, T-Systems e Debis Humaitá, com ênfase em modelagem geométrica, projetos e educação, com foco em DMU (digital mock-up).

Fabio Sanches Sant´Ana

Diretor da Farcco Tecnologia Industrial

Diretor da Farcco Tecnologia; Especialista em Manufatura Aditiva e Fabricação 3D; Community Manager em São Paulo da organização 3DHeals; Especialista dos Comites de Normalização da ASTM(EUA) F42 Additive Manufacturing, ABNT ( Brasil) - CB261 MANUFATURA ADITIVA / ABNT-CB26 MÉDICO HOSPITALARES e International Standards Organization ISO/TC 261; Formado em Mecânica de Precisão Pelo Senai Suiço-Brasiliero e Administração de Empresas pela Universidade Paulista.

Fabio Zsigmond

CEO da Mundo Maker

Empreendedor e inovador que trabalhou por muitos anos com varejo e tecnologia. É bacharel em administração de empresas pela FGV. Nos últimos 7 anos dedica-se a sua paixão: tecnologia e educação.

É cofundador do MundoMaker (www.mundomaker.cc) , um espaço de aprendizagem mão na massa em que crianças, jovens e adultos aprendem programação, mecânica, robótica, meditação e trabalho em equipe – sempre baseado na educação integral e na aprendizagem Criativa. Além disto, atua também como diretor voluntário no Projeto Âncora (www.projetoancora.org.br) , uma organização sem fins lucrativos que abriga uma das escolas mais inovadoras do mundo, onde os alunos aprendem o currículo sem aulas e através de projetos.

Felipe Rosales

LATAM General Manager da MakerBot (convidado Alcateia)

Entusiasta da tecnologia disruptiva em todos os seus aspectos, especialmente de manufatura aditiva e Manufatura 4.0. Engenheiro de Telecomunicações pelo ITAM no México e Mestre em Negócios da Universidade Politécnica da Catalunha, responsável pelo desenvolvimento de negócios e startups na América Latina há mais de 10 anos e atualmente trabalhando para a MakerBot, acompanhando a 4ª revolução industrial.

Janaina Dernowsek

Pós-doc do CTI Renato Archer e INCT-Regenera

Bióloga Geneticista e Pesquisadora na área de Biofabricação e Bioimpressão de Tecidos; Pesquisadora associada ao CTI Renato Archer,  INCT - Regenera  e  UNIFESP; Idealizadora da BioEdTech (capacitação e desenvolvimento em Bioimpressão) e do projeto Bio3Data (software para a Bioimpressão); Desenvolvedora do site www.biofabricacao.com.

Jefferson de Oliveira Gomes

Diretor Presidente do IPT e Professor do ITA

Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC, em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha. Desde 2004 atua como professor do ITA, locado no Centro de Competência em Manufatura - CCM. Desde 2017 é Diretor da Fraunhofer Project Center FPC@ITA, relação de cooperação entre Sociedade Fraunhofer com o Centro de Competência em Manufatura do ITA. Desde 2018 é membro do Fórum Econômico Mundial (WEF) para Future Production Project Workforce. Desde Janeiro de 2019 é Diretor Presidente do IPT. Orienta pesquisas na pós-graduação (doutorado e mestrado) e na graduação, sendo pesquisador bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Entre 2011-2018 no SENAI, atuou como Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação e Diretor Regional do Estado de Santa Catarina. Tem experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação. Prestou suporte tecnológico e organizacional para mais de 80 empresas.

João Batista Alves Xavier

Líder de Desenvolvimento de Novos Produtos do Instituto Transire

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas e MBA em Engenharia da Qualidade pela Universidade Gama Filho. Experiencia de 19 anos na área industrial, nas áreas de Engenharia de Processo/Produção, Engenharia da Qualidade e Inovação, Especialista Black Belt – Métodologia Six Sigma em grandes Empresas LG, Samsung, Philips, Lenovo e Microsoft. Atualmente é Líder do departamento de Desenvolvimento de Novos Projetos no Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas, coordenando as atividades de Desenvolvimento de Novos Projetos dentro do Instituto e dentro da Fábrica Transire.

José Lincoln de Queirós Júnior

CEO da Telemetria Dental

Graduado em odontologia pela Universidade de Brasília; Especialista em Prótese Dentária (Universidade de Brasília) e Dentística Restauradora (HFA - Brasília); Pós-graduado em Implantodontia pela Fundação Universidade de Brasília; Fundador e CEO da Telemetria Dental Fundador e CEO da ClickDent Odontologia Digital e Coordenador da comunidade digital Masterminds Digital Dentistry.

Joshua Allan Riddick

3D Senior Product Manager da Photocentric (convidado 3D Procer)

As a key member of the technical and product leadership team, Joshua Riddick is heavily invested in Photocentric’s vision for the future in 3D technology –a vision of custom mass manufacture. A product manager, based from Photocentric’s head office in the UK, Joshua is instrumental in the development of pioneering solutions set to revolutionise the 3D printing category in hardware and resin development. Joshua is currently working on Photocentric’s latest generation of 3D printers and resins including the LC Magna, LC Pixel and LC Colossus. His area of expertise includes (but are not limited to) daylight printing technology and UV printing technology. Classically trained as a journalist at the University of Lincoln (in England); it was during this time that Joshua became fascinated with 3D printing and joined Photocentric shortly afterwards to pursue his passion.

Lucas Campos Silva

Pesquisador da Mediphacos

Engenheiro Mecânico pela UFSJ e Pesquisador na Mediphacos Indústrias Médicas S/A, há mais de 8 anos trabalha com modelagem mecânica e computacional para projetos de engenharia onde nestes trabalhos foi nacionalmente reconhecido pelo IEL por projeto desenvolvido na área de inovação. Atua no desenvolvimento de dispositivos médicos, mais especificamente para área da oftalmologia envolvendo processos de fabricação de altíssima precisão.

Mayra Torres Vasques

Community Manager da 3DHeals/Smart T Digital

Cirurgiã-dentista com carreira clínica de 12 anos, graduada, mestre e doutora pela Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP); Especialista em Ortodontia – Neom-SP (Facset); Palestrante e Consultora na área de impressão 3D em odontologia; Pesquisadora na área de manufatura aditiva (impressão 3D) na FOUSP; Organizadora do grupo de estudos -"Dental 3D Meetup" na FOUSP; Consultora na Smart T Digital; Co-ambassor em São Paulo da organização "Women in 3D Printing".

Oswaldo Salzano Neto

Diretor da 3D Print Academy (convidado Sethi 3D)

Engenheiro Mecânico Automobilístico pela FEI com MBA em Marketing pela ESPM; Empreendedor, atua no mercado de Impressão 3D desde 2011; Dedica-se ao ensino da tecnologia desde 2016 sendo um dos principais responsáveis pela popularização da tecnologia no Brasil; A 3D Print Academy, sua startup de educação focada em tecnologias de fabricação digital, é a primeira escola online de Impressão 3D na América Latina, com mais de 1.000 alunos em seus cursos e impactando centenas de milhares de pessoas através de suas redes sociais.

Paula Alvarenga Magalhães

Gerente de Negócios LATAM da Materialise

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Administração de Negócios pela Vrije Universiteit Brussel (Universidade Livre de Bruxelas); Há cerca de 5 anos trabalha como Gerente de Negócios de Software para a Fabricação Aditiva na empresa Materialise (Leuven, Bélgica), auxiliando empresas dos mais variados setores (automotivo, aeroespacial, bens de consumo, saúde), bem como institutos de educação e pesquisa a encontrar as melhores soluções em software para a otimização, ganho de produtividade e economia em seu processo de fabricação aditiva.

Paulo Schor

Professor do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Unifesp

Cursou Medicina na USP de Ribeirão Preto (1989) e Residência Médica em Oftalmologia na mesma instituição (1991); Possui Mestrado e Doutorado na Escola Paulista de Medicina (1995, 1997); Harvard Medical School e Massachussets Institute of Technology (1996); Fez Livre Docência na Unifesp (2003) e me se tornou docente em 2008; Montou o Laboratório de Bioengenharia Ocular do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais e fundou o grupo de inovação aberta MedHackers. Foi Professor visitante no MIT (2014) concretizando seis edições de Oficinas de Inovação em Saúde; Para propor mudanças efetivas, foi Chefe de Departamento e Coordenador de Pesquisa da Pró Reitoria da Unifesp; Possui 130 trabalhos completos publicados em periódicos, 24 produtos tecnológicos, 24 novas técnicas e 6 patentes.

Pedro José Gabriel Ferreira

Coordenador dos laboratórios do ICET da UNIP

Doutorando em Engenharia de Produção, Mestre em Engenharia de Produção (2011), Especialista em Ensino Superior (2007) e graduado em Engenharia de Controle e Automação (2004) pela Universidade Paulista – UNIP. Coordenador dos laboratórios do Instituto de Ciências Exatas e de Tecnologia, Coordenador do curso de Engenharia no campus Marquês de São Vicente e Coordenador do curso de Engenharia de Produção – EaD na Universidade Paulista. Atuou nas áreas de produção, manutenção, projetos de engenharia, processos de pintura industrial, inspeção de vasos de pressão e testes técnicos. É autor de 6 livros na área de mecânica dos fluidos e 1 livro na área de desenho técnico. Atua no aprimoramento de metodologias de ensino para os cursos de Engenharia e desenvolvimento de novas tecnologias, tendo um de seus trabalhos premiado nos Estados Unidos em 2015.

Philip Oris

Director Business Development Medical & Dental da SLM Solutions Group AG

Since 2016 Philip Oris is responsible for business development for the healthcare markets at SLM Solutions. Prior to joining SLM Solutions Philip worked as sales manager for minimally invasive surgery equipment for two market leading companies, and as expatriate general manager for additive manufacturing software and services for a market leading company. Philip has been active in additive manufacturing for the medical and dental markets for 13 years (1999-2009 and 2016-current)

Rander Pereira Avelar

Diretor da CPMH

Cirurgião-dentista, Especialista em Implantodontia, Mestre em Ciências da Saúde, Doutor em Odontologia Restauradora/Prótese. Professor da Universidade de Goiás 1995, Professor da Universidade de Brasília de 1996 a 2014. Sócio Fundador das Empresas: BrasFix, OsteoFix, CPMH, DPS e Aldeia do Vale.

Roberto Camanho

Supervisor do Núcleo de Inovação da ESPM/SP

Professor e Supervisor do Núcleo de Inovação da ESPM/SP; Autor premiado no Third International Academy of Information Technology and Quantitative Management - ITQM 2015; Mestre em Administração com ênfase em Gestão da Inovação pela FEI/SP; Especialização em Robótica na “Arts et Métiers ParisTech” (França); Graduado Engenheiro Mecânico pela FEI/SBC; Foi Presidente do Comitê de Robótica da ABNT- cb-21; Em 2017 participou como keynote speaker nos eventos “Inside 3D Priniting Conference & Expo Brasil” e “Summit da Dassault Systems”; Como consultor em decisões estratégicas conduziu mais de cem projetos que envolveram orçamentos de bilhões de reais em empresas como Bradesco, Embraer, Petrobras, Cemig, Suzano Papel e Celulose, Vale, Whirlpool, Sabesp e no Governo de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul; Participa do Núcleo de pesquisa DECIDE da FEA/USP e é Professor do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Rodrigo Marretti

Application Engineer da Follow-me!

Técnico em Prótese Dental desde 2002; Mechanical Engineer’s Degree MIT MechE exocad GmbH – Alemanha – CAD Dental Software de 2014 – 2016; Application Engineer e Business Development Manager na FOLLOW-ME! – USA, desenvolvendo hyperDENT Dental CAM.

Vadim Pinskiy

Vice President of Research and Development da Nanotronics

Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nanotronics, onde supervisiona o desenvolvimento de produtos, pesquisa e desenvolvimento de curto a longo prazos de plataformas de IA. Concluiu seu trabalho de doutorado em Neurociência, focado na neuroanatomia de camundongos usando imagens de slide inteiras de alta produtividade e técnicas avançadas de rastreamento. Antes disso, completou mestrado em Engenharia Biomédica de Cornell e bacharelado e mestrado em elétrica e biomédica pelo Stevens Institute of Technology. Vadim está interessado em aplicar métodos avançados de IA e sistemas para resolver problemas práticos na fabricação de produtos biológicos e biológicos.

Victor Maciel Pruner

Oderço Distribuidora / Flashforge Brasil

Especialista em Hardware, está há 15 anos atuando no mercado de TI e é o responsável pela marca FlashForge no Brasil.