Indústria será um dos principais temas da Inside 3D Printing, em São Paulo

Impressão 3D traz benefícios às áreas médica e odontológica
22 de maio de 2019
Impressão 3D contribuirá com a evolução da educação no Brasil
22 de maio de 2019

Especialistas brasileiros e estrangeiros mostrarão como a impressão 3D vai revolucionar a produção nos próximos anos, movimento este que já é conhecido pelo termo “Quarta Revolução Industrial”

Especialistas apostam na impressão 3D como uma das tecnologias que serão responsáveis pela “Quarta Revolução Industrial”. O termo também chamado de “Indústria 4.0” surgiu na Alemanha com o intuito de promover o uso integrado de inovações digitais visando impulsionar a produtividade e o crescimento econômico da região.  Não por acaso a Indústria será um dos temas centrais da quinta edição da Inside 3D Printing Conference & Expo, dias 10 e 11 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Uma das colaborações que a impressão 3D pode trazer para a “Indústria 4.0” é a customização de produtos. Com ela será possível produzir ou encomendar desde um sapato ou joia, até móveis ou utensílios domésticos personalizados. “No futuro, as lojas de automóveis poderão manter em seu estoque carros inacabados e o consumidor terá a opção de escolher as peças de acordo com o seu gosto para finalizar o veículo que pretende comprar”, aposta Benê Padovani, consultor em manufatura aditiva e apoiador da Inside 3D Printing Conference & Expo.

Já realizado em Cingapura, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul e China, o evento internacional contará com um espaço de exposição e um congresso que apresentarão as mais recentes tecnologias de impressão 3D para setores como medicina e odontologia, educação e, claro, diversos setores da indústria. Estarão presentes pesquisadores, representantes da indústria, investidores e os maiores especialistas e fornecedores mundiais de soluções para manufatura aditiva e impressão 3D.

Os palestrantes apresentaram temas como “Materiais avançados para impressão 3D desktop”; “Um olhar sobre a fabricação aditiva em metais: benefícios, desafios e como superá-los”; “Versatilidade da impressão 3D na indústria e projetos de P,D&I”; “Peças finais, o norte da Manufatura Aditiva”; “Porque investir no mercado de Impressão 3D?”; “Do hobby ao profissional na impressão 3D”; entre outros temas.

 

Mercado em crescimento – O mercado de impressoras 3D tem registrado rápido crescimento. No início, eram grandes máquinas, de alto custo e patenteadas, o que restringia o mercado. Hoje, já com o vencimento do período de algumas patentes, o setor está aberto a novos investidores e desenvolvedores, o que resultou no desenvolvimento, tanto na parte física das impressoras, quanto nos softwares utilizados. Em 10 anos a impressora 3D reduziu seu preço de cerca de US$ 20.000 para US$ 500 e tornou-se muito mais rápida. Estima-se que até 2027, 10% de tudo o que for produzido no mundo será impresso em 3D.

Além da questão das patentes, a tendência de crescimento desse setor se dá por conta dos desenvolvimentos de novos produtos que podem ser impressos (plásticos, metais e cerâmicas), assim como a demanda dos mercados por produtos sofisticados e de precisão. Ou seja, grande parte das impressões 3D serve para a elaboração de protótipos de testes para determinadas produções em massa. Esse nicho de negócios continua em expansão, mas há, agora, uma nova fronteira que está sendo explorada.

Segundo Mônica Carpenter, diretora da Aranda Eventos, empresa organizadora da Inside 3D Printing no Brasil, é importante que o país participe dessas discussões e trocas de informações por se tratar de um nicho de oportunidades. “Nesse sentido, o evento será um importante palco para a disseminação de informações técnicas e de mercado, no intuito de promover o desenvolvimento e a geração de negócios”, completa a executiva.

Serviço: INSIDE 3D PRINTING
Data:
Dia 10/06 – das 12h30 às 19h
Dia 11/06 – das 8h30 às 19h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo: Rua Frei Caneca, 569.
Informações e inscrições pelo site:
http://inside3dprintingbrasil.com.br/

A participação da imprensa é feita a partir de credenciamento prévio.

Informações à imprensa:
M.Free Comunicação
Telefone: (11) 3171-2024 r. 2
Marcelo de Paula, Paulo Tonon e Marcio Freitas