Dia 11 de Junho

Grade atualizada em 28/05

Credenciamento


PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

A indústria 4.0 na Volkswagen

Keynote Speaker: Celso Luis Placeres, Volkswagen América do Sul

A indústria 4.0 ou Manufatura Avançada, como intitulam os americanos está influenciando as indústrias a pesquisar formas de auto-gestão e interligação plena de informações, a procurar novas formas de processo que viabilizem a máxima customização de seus produtos bem como levar estas indústrias a avaliar as melhores formas de conectar as informações de produção e logística. Nesse ínterim, a palestra tem como objetivo apresentar de forma clara a aplicabilidade da Indústria 4.0 na Volkswagen, detalhando o uso de importantes ferramentas como a Fábrica Digital, Realidade Virtual, Impressão 3D entre outros.


Intervalo


Revolução em dispositivos médicos: como a impressão 3D está revolucionando o setor com materiais biocompatíveis.

Daniel Huamani, 3D Criar

Como as possibilidades de impressão 3D desktop estão contribuindo para uma revolução nos processos de desenvolvimento no setor médico. Entenda nesta palestra as oportunidades com equipamentos de alta qualidade e materiais biocompatíveis em um estudo de caso do Hospital das Clínicas.


Tecnologia em sala de aula

Emanuel Campos, Alcateia

Como o uso da tecnologia em sala de aula, segundo a metodologia STEM/STEAM, não apenas engajam mais os alunos como os prepara melhor para a manufatura 4.0 e a indústria do amanhã.


Intervalo


Como formar os engenheiros para a revolução do projeto à manufatura?

Rodrigo Patrício de Arruda, Insper

As novas tecnologias de manufatura e digitalização de projeto fornecem aos engenheiros a capacidade de desenvolver produtos robustos e inovadores de maneira ágil e customizada. Entretanto, ainda temos a maior concentração de esforço na adaptação do mindset “tradicional” a estas novas possibilidades. O maior potencial pode ser atingido quando a formação sólida dos conhecimentos básicos compreende este novo modelo de manufatura. Esta realidade foi observada e mitigada com o currículo de engenharia desenvolvido pelo INSPER, com objetivo de formar os próximos engenheiros desta revolução em andamento. Os primeiros resultados, reflexões das abordagens e avaliação dos resultados propostos serão representados nesta palestra, com o objetivo de potencializar a formação estratégica nesta grande área de conhecimento.


Materiais termoplásticos destinados a impressão 3D

Edson Ferreira da Silva, Gravaplast 3D

Ampliar o conhecimento dos participantes sobre as possibilidades de utilização de resinas diversas com características e propriedades para aplicação em vários segmentos do mercado de impressão 3D.


Impressão 3D aplicada à manufatura

Alex Wilson Valentini Borro, GTMax3D

Saindo da prototipagem e entrando na manufatura, veja como aplicar a Impressão 3D na industrialização de equipamentos, reduzindo custos, tempo e viabilizando produtos.


Dia 12 de Junho

Grade atualizada em 10/05

Credenciamento


PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

Manufatura aditiva: experiência prática no conceito da manufatura avançada e na normalização brasileira

Keynote Speaker: Anita Dedding, ABIMAQ e Valmir Fleischmann, VirtualCAE

Serão apresentadas as iniciativas da indústria brasileira de máquinas e equipamentos no desenvolvimento de projetos no conceito da manufatura avançada, a Indústria 4.0, no Brasil. Como promover o talento da engenharia nas empresas frente aos desafios dessa tendência tecnológica, junto com a tecnologia da informação e comunicação, na integração em processos produtivos. Inclui a manufatura aditiva, comunicação máquina a máquina, gerenciamento de energia, comissionamento virtual, realidade aumentada, sistemas de gestão da produção, gestão do ciclo de vida do produto com tradicionais programas de gestão de recursos de empresa, entre outras. Será abordada a comissão espelho do ISO/TC 261 – Additive Manufacturing, cujo escopo é desenvolver atividades de normalização no campo da manufatura aditiva, compreendendo os processos, cadeias de processos (hardware e software), contratos de fornecimento, parâmetros de qualidade e todos os tipos de fundamentos no que concerne à terminologia, requisitos, métodos de ensaios e generalidades. Para ilustrar como funciona a cadeia do processo de manufatura aditiva, haverá também a apresentação do software de otimização topológica Virtual PYXIS, desenvolvido pela empresa brasileira VirtualCAE, que gera geometrias otimizadas para a manufatura aditiva.


Intervalo


Mercado de impressão 3D e arte com realidade virtual

Marcelo Pasqua da Costa, La Matta TV e 3D Procer

Showcase de principais projetos que envolvem impressão 3D e grandes marcas do mercado de games a joalherias nacional e internacional. Também será apresentado um projeto de escultura 3D usando VR realidade virtual e impressão 3D.


A revolução da impressão 3D na área médica

Dr. Bruno de Castro Ferreira Barreto, Materialise

Frente ao surgimento de casos cirúrgicos complexos e a grande diversidade de tratamentos disponíveis na medicina, muitas vezes o cirurgião é desafiado a tomar decisões sem ter total entendimento sobre o cenário em que está trabalhando. Com isso, a impressão 3D tem crescido bastante na área médica e vem sendo amplamente utilizada em estudos de casos, planejamento de intervenções cirúrgicas, treinamento de procedimentos complexos, e geração de dispositivos paciente-específicos. O uso de modelos anatômicos, provenientes das imagens dos pacientes, tem sido o foco atual na medicina mundial, trazendo uma nova perspectiva nos tratamentos, ajudando os profissionais a tomarem decisões mais assertivas, e aumentando a previsibilidade dos resultados.


Revolução 3D na odontologia

Klaus Gargitter, Monster Filamentos e Jackson Rodrigo Signor, Dental Factory

A utilização de diferentes tecnologias de impressão 3D na odontologia já é uma realidade, principalmente as tecnologias SLA e DLP. A utilização da tecnologia FDM ainda está nos estágios iniciais, principalmente pela menor resolução em comparação com as tecnologias citadas. Uma das possibilidades de utilização de impressão FDM na odontologia é a substituição dos modelos ortodônticos produzidos em gesso pelos impressos em FDM, principalmente pelo seu baixo custo de produção, comparável ao modelo de gesso. Será apresentado o desenvolvimento de um filamento de um composto polimérico com bom desempenho quanto à velocidade de impressão, reprodução de detalhes e contraste, possibilitando a obtenção de modelos impressos que atendam as exigências dos profissionais da área que já aderiram à odontologia digital.

Almoço


PALESTRA ABERTA AO PÚBLICO

Aplicações médicas da impressão 3D

Keynote Speaker: Felipe Marques, BioArchitects

Como os avanços da tecnologia 3D estão impactando a medicina e suas aplicações práticas.


Intervalo


Criação, moda e design: uma relação entre a fabricação digital e a (re)evolução tecnológica para obter conforto e performance com consciência

Prof. Dr Guto Marinho, FASM - Faculdade Santa Marcelina

O vestir e o calçar devem possuir soluções estéticas, mas nunca deixando de lado as relações com o conforto e performance do produto. Apoiados pelos avanços tecnológicos, como a impressão 3D, o cenário futuro torna-se muito promissor e entusiasmante, tamanha a gama de possibilidades a explorar. E assim como deveria ser em qualquer setor, sempre com a consciência de causar o menor impacto ao meio ambiente. A abordagem visa explorar o conceito de metadesign para a moda do futuro.


Erre muito, mas barato e rápido para criar melhor: Impressão 3D como acelerador do processo de prototipagem

Gilson da Silva Domingues, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Um protótipo possui em essência 3 atributos que estão intimamente ligados às ideias e imaginação do autor: Comunica, testa e permite o aprimoramento das ideias. Com propósito de exemplificar, a apresentação inclui o caso da construção de um pequeno carro elétrico por alunos do curso de design de produto do Centro Universitário Belas Artes usando técnicas de impressão 3D.​


Impressão 3D, o impacto no futuro da humanidade

André Guerreiro Junior, Rede Fab Lab Brasil

Mostrar como a impressora 3D está revolucionando o modelo de fabricação tradicional e sua presença nas empresas, hospitais, lojas e residências.


Intervalo


Bioimpressão de tecidos e órgãos: o avanço de novas tecnologias visando a Medicina 4.0

Janaina de Andréa Dernowsek, CTI Renato Archer

A medicina 4.0, fazendo uma alusão à indústria 4.0, engloba fortemente a biofabricação de tecidos e órgãos, baseando-se numa miríade de emergentes tecnologias, especialmente no campo da medicina regenerativa, tratamento e diagnósticos personalizados e na descoberta de novos fármacos. Assim sendo, o avanço da impressão 3D, bioimpressão, microfluídica, nanotecnologia, inteligência artificial, imageamento, modelagem e simulação computacional, estarão entre as áreas de maior impacto na saúde e, consequentemente, de intenso crescimento econômico.


Tecnologia exclusiva de impressão 3D com pós metálicos

Octávio Camargo Schichi, Digital Metal

O know-how da Höganäs em pós metálicos, aglutinantes e sinterização, aplicado ao processo de binder jet 3D printing, permite a produção de componentes metálicos pequenos e complexos com alta precisão. A palestra abordará esta exclusiva tecnologia de impressão de 3D de metais que resultou um padrão de benchmark de classe mundial com mais de 200.000 componentes de alta qualidade produzidos.