Palestrantes

Alex Borro

Alex Wilson Valentini Borro

Engenheiro de Software Embarcado (convidado GTMax3D)

Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Unicamp. Trabalhou na Motorola do Brasil no desenvolvimento de software para celular, na Robert Bosch do Brasil no desenvolvimento de software para injeção eletrônica em motores ciclo Otto e na 3M do Brasil, com desenvolvimento de software embarcado e suporte a manufatura aditiva.

andre

André Guerreiro Júnior

Diretor da Rede Fab Lab Brasil

Engenheiro Elétrico, atuou na indústria de eletroeletrônica e na área de TI hardware. É diretor da DuploLab, divisão do Grupo DuploJ que atende o mercado Acadêmico, Fab Labs e Makers Space. É Diretor do Garagem Fab Lab, primeiro Fab Lab privado do Brasil, e Diretor de Marketing e Eventos da Rede Fab Lab Brasil, onde atua no desenvolvimento e expansão do movimento maker no Brasil. Especialista em tecnologias aditivas projetou impressoras 3D DLP UV e pesquisa o aprimoramento da tecnologia de impressão por resina.

anita

Anita Dedding

Gerente Divisional de Tecnologia e Inovação da ABIMAQ

​Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, Coordenadora da Comissão de Estudo Especial de Manufatura Aditiva - ABNT/CEE-261, Gerente Divisional da ABIMAQ e Secretária Executiva do IPDMAQ. Atua junto às industrias para apoiar a realização de investimentos em projetos de tecnologia e inovação, e atualmente com foco na Industria 4.0. Docente de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Paulista, Universidade São Judas Tadeu, Faculdades Oswaldo Cruz e Senac nos cursos de design e engenharia. Trabalhou 13 anos no IPT São Paulo como Gerente de Normalização e 11 anos na FIESP como Gerente de Tecnologia.

bruno

Dr. Bruno de Castro Ferreira Barreto

Business Developer for Biomedical Engineering da Materialise

Possui graduação em Odontologia pela UFU, Mestrado em Clínica Odontológica pela UFU, Doutorado em Clínica Odontológica pela UNICAMP, Pós-Doutorado em Biomecânica – KULeuven – Bélgica, Fellow of KUL (Belgium), King’s College (London) e CTI Renato Archer (Brasil). Atualmente é Business Developer for Biomedical Engineering na Materialise Brasil - Mimics Innovation Suite/Mimics Care Suite.

celso

Celso Luis Placeres

Diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen América do Sul

Atualmente é Diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen América do Sul, onde atua desde 1985. Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI, com especialização em Visão Estratégica de Negócios na FGV e cursos adicionais de extensão profissional: Gerenciamento de Projetos na George Washington University; Group Junior Executive da VW Alemanha com foco em gestão de projetos e solução de problemas; Skills, Tools and Competences – STC pela FDC Brasil e Kellogg University de Chicago; Finanças para Engenheiros pela Chicago University. Entre suas funções operacionais e estratégicas, está o trabalho contínuo para instalação e a modernização dos processos produtivos das fábricas da Volkswagen da América do Sul, bem como a continua inovação e implementação de novas tecnologias produtivas.

daniel

Daniel Huamani

Diretor de Tecnologia da 3D Criar

Engenheiro mecânico e especialista em tecnologias de manufatura aditiva. Como Diretor de Tecnologia da 3D Criar, identifica usos de alto valor para equipamentos e materiais de alta performance para resolver problemas e criar novas soluções para setores da indústria.

edson

Edson Ferreira da Silva

CEO da Gravaplast 3D

Químico, especialista em plásticos, professor de extrusão, máquinas e equipamentos. Experiência de 26 anos como empresário na construção de máquinas e equipamentos para o processo de extrusão e periféricos na empresa Perfilpolimer. Sócio na empresa Rigo Suisse para fabricação de termoformadoras de grande porte. É proprietário da Gravaplast que atua na fabricação de filamentos para impressão 3D.

luiz

Emanuel Campos

Especialista Manufatura 4.0 da Alcateia

Atua desde 2000 com impressão 3D e está envolvido com diversas tecnologias relacionadas, como scanner 3D, mesas digitalizadoras, dispositivos móveis e IoT. Atuou em diversos projetos pelo país com implantação de manufatura aditiva e atualmente com o tema da nova educação STEM/STEAM. Formado tecnólogo mecânico (Fatec), Gestão de Marketing (Uninove) e TI (Claretiano).

felipe-marques

Felipe Marques

CEO da BioArchitects

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Insper e sócio fundador da BioArchitects, startup de desenvolvimento para área médica. Se especializou em tecnologia para elaboração de implantes customizados, modelos para planejamento cirúrgico e de treinamentos a partir do uso de impressoras 3D, óculos de realidade aumentada e outras tecnologias.

gilso

Gilson da Silva Domingues

Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Mestre pela UNESP também é pesquisador integrante do grupo Stanford Fablearn Fellows, que trata do uso de novas tecnologias na educação, sobretudo as máquinas de fabricação digital. Professor dos cursos de Design de Produtos, Arquitetura, Design Gráfico, Comunicação Social e Desenho de Animação da Belas Artes. Com atuação focada em desenvolvimento de protótipos de produtos interativos e ecodesign e IoT, usa vários recursos e técnicas entre eles construção de estruturas, mecanismos e circuitos eletrônicos programados.

guto

Prof. Dr. Guto Marinho

Professor Dr. da FASM - Faculdade Santa Marcelina

Possui doutorado pela FAU/USP, com tese abrangendo a área de calçados, com ênfase na Ergonomia, Biomecânica, Simulação Virtual para Análise de Desempenho e Impressão 3D. Mestre em Engenharia Automotiva pela POLI/USP e graduação em Desenho Industrial pela FAAP, com habilitação em Projeto de Produto. Professor Universitário com 20 anos de experiência no curso de Desenho de Moda da FASM, orientando os trabalhos de graduação em acessórios de moda. Atua também como consultor de Design 3D e Engenharia de Produção de Calçados e Joias.

jackson

Jackson Rodrigo Signor

Consultor Técnico da Dental Factory

Engenheiro Mecatrônico especialista em impressão 3D, proprietário da Doc-X Clinica Radiológica e consultor na Dental Factory. Possui mais de 20 anos de experiência em modelos ortodônticos e é um dos pioneiros na utilização de scanner na odontologia.

janaina

Janaina de Andréa Dernowsek

Pós-Doutoranda da CTI Renato Archer

Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP, mestrado e doutorado em genética pela USP-RP, cuja abordagem de estudos foi o comportamento molecular e celular de células tronco adultas. Atualmente está finalizando o seu pós-doutoramento no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer na área de impressão 3D, biofabricação e bioimpressão 3D de tecidos, modelagem e simulação de sistemas complexos. Iniciou em 2013 uma segunda graduação em Engenharia de Controle e Automação, buscando inovação e integração de conhecimento em áreas emergentes, como a Biofabricação. Possui diversas experiências na área de Impressão 3D e engenharia tecidual, fruto das colaborações técnico-científicas entre universidades, hospitais e centros de pesquisa.

Desenvolvedora do site http://www.biofabricacao.com e de conteúdos digitais sobre ciência e tecnologia.

klaus

Klaus Gargitter

Head de Operações da Monster Filamentos

Engenheiro de Materiais, com mais de 20 anos de experiência na indústria petroquímica em empresas como Braskem e Borouge onde atuou em desenvolvimento de produtos e engenharia de aplicação. Atualmente ocupa o cargo de Head de Operações na Monster Filamentos.

marcelo

Marcelo Pasqua da Costa

Diretor Criativo e Escultor da La Matta TV e 3D Procer

O artista Marcelo Pasqua explora o mundo virtual e impressão 3D como inspiração com trabalhos já expostos na Bienal de Design em Florianópolis. Porém nos últimos anos dedicou seu tempo para atender grandes clientes do mercado que nunca usaram impressoras 3D para seus projetos. Com trabalhos comerciais para Riot Games, Coca Cola, Chanel e Del Valle, é pioneiro em projetos que unem processos de criação digital e impressão 3D.

octavio

Octávio Camargo Schichi

Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Digital Metal

Graduado em Engenharia de Materiais pela USP São Paulo, atua na Höganäs desde 2015 e é responsável pela Digital Metal® na América do Sul, bem como pelo desenvolvimento de aplicação dos pós metálicos da Höganäs nas mais diversas tecnologias de manufatura aditiva. Acumula também experiência nas áreas comercial e de gestão de projetos pela empresa Plastic Omnium, além de ter realizado pesquisas em ligas de titânio processadas via metalurgia do pó e em revestimentos cerâmicos pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IAE-DCTA).

rodrigo

Rodrigo Patrício de Arruda

Professor da Insper

Doutor em Engenharia na área de processos de fabricação (UFRGS), Mestre em Engenharia de Materiais (PUCRS), Graduado em Engenharia de Controle e Automação (PUCRS). Atuou na indústria metal-mecânica e eletroeletrônica desenvolvendo produtos, protótipos e processos de fabricação. Possui experiência em consultoria Industrial (Produttare). Atualmente é docente nas áreas de Materiais e Fabricação Mecânica nas Engenharias do Insper/SP. Como membro dos NDEs dos cursos de engenharia, trabalha para melhorar a experiência de aprendizado com uso de metodologias ativas, PBL e com prototipação ativa dos alunos nos laboratórios do Insper FabLab e TechLab.

valmir

Valmir Fleischmann

Diretor de Engenharia da VirtualCAE

Formado em Engenharia Mecânica na UDESC com MBA em Gestão Empresarial na FGV, foi Engenheiro de Desenvolvimento na EMBRACO (2001), pesquisador visitante da TU Bergakademie Freiberg (Alemanha, 2002), Líder de suporte técnico na ESSS (2005). Com mais de 15 anos de experiência em simulação estrutural e desenvolvimento de produto, atualmente é sócio fundador da VirtualCAE onde ocupa a posição de Diretor de Engenharia.